quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

As duas últimas aquisições - Actualização de contas.

“…a vida continua para os que cá ficam, com estes, a crerem que aquela, é sua absoluta, exclusiva, e controlável pertença…”.......pedro andrade


.Para este novo ano, quis o Pai Natal, que a Comunidade me oferecesse mais duas prendinhas de valor e utilidade incalculáveis!
.Após um longo ano de desafios, redundados muitas vezes em tristezas e desilusões, em dissabores e o mais difícil de tudo, em perdas na família… obrigo-me agora a entrar 2011 adentro, renovado de alguma esperança e confiança.
.Obrigo-me, já não tanto por força da carga emocional contida no profundo sentimento de dívida para com todos quanto me têm ajudado, a minha dedicada mãe, a família protectora, os amigos sempre presentes, ou a equipa médica empenhada, isenta e próxima, que me tem acompanhado… mas sim, por entender agora, que todos temos o nosso lugar. E o meu, é aqui e agora!
.Continuo na busca do meu lugar. Na busca desses arduamente conquistados, muitas vezes quase imperceptíveis, singelos, momentos de felicidade…
.Já vai sendo perceptível aos olhos da sociedade nos dias de hoje, o “trabalho” a que os Lesionados Medulares são, ou ficam sujeitos, simplesmente para viver… A mentalização e a aceitação, a reaprendizagem e a redescoberta do corpo, a busca de novas formas de sustento, independência, realização pessoal, etc.
.Por essa última perspectiva, sem dúvida que tenho sido um privilegiado. Sentindo-me ser uma excepção na maioria dos países dos nossos dias, acredito que deveria ser a regra! Por solidariedade moral, estatal, social, legal, ou simplesmente por empatia humana e compaixão, ninguém devia ficar, ser ou sentir-se desamparado em circunstâncias assim. È simplesmente demasiado duro. O amor incondicional de muitos, a protecção dada pelo seguro de trabalho, a fortuna de só ter ficado paraplégico…são, sem dúvida, o meu privilégio!
.Ainda assim, muito do que tenho conseguido, tenho-o graças ao esclarecimento, à clarividência, ao esforço e à perseverança de saber e acreditar nos meus direitos! De não me resignar e lutar pelos meus direitos! Gastos recursos junto de advogado, tribunais, juntas médicas e relatórios para, em última instância, ter apenas aquilo a que tenho direito!
.Pela cobertura de seguro de trabalho, ficaram garantidas por lei uma série de compensações monetárias e técnicas, bem como o acompanhamento médico e clínico. Ficam, no entanto, muitas despesas por cobrir. Geralmente as urgentes, mas também outras mais corriqueiras, ou ainda, aquelas que efectivamente não lembraram ao legislador…! São muitas as despesas que nunca chegam à seguradora e são cobertas pelo rendimento próprio... Já para não falar nas condições que vai adquirindo um Lesionado Medular com o rápido desgaste do corpo ao longo do tempo e que, muitas vezes por não ter uma relação directa causa/efeito, passa também ao lado da cobertura de seguro, sistema de saúde, etc… Caso este exista!
.Solicitei à Associação Albufeira Activa uma vez mais, na pessoa do seu Presidente André Lima, que me libertasse uma verba para a aquisição de dois novos artigos, completamente fora do meu alcance no presente.



fig1. factura de compra de rodas spinergy


.Então, no final de Junho de 2010, num belo dia de passeio à ilha da Armona com dois amigos, sucedeu-me uma pequena peripécia que me levou a considerar muito seriamente a dependência face à falência de parte tão importante de uma cadeira de rodas, as rodas!
.Embora me houvessem sido prescritas pela equipa médica aquando da saída do CMR Sul, o par de rodas traseiras sobresselentes para a cadeira nunca me foi entregue pela seguradora. Ao invés, foram-me entregues duas rodas dianteiras sobresselentes, também prescritas.
.Quando, coincidentemente uns dias depois do “susto” na Ilha da Armona, furo uma das rodas dianteiras em casa, com um pionés, e quase caio na situação da qual havia visto a urgência de sair apenas uns dias antes, vi que era o momento de agir!
.Na verdade estas rodas são os nossos sapatos. E mais do que sapatos comums, fazem com que a cadeira não ande, em caso de deficiência grave!
.Sozinho em casa, liguei ao meu vizinho que prontamente me socorreu. Como tinha as sobresselentes, foi “só” trocar e está a andar! Digo “só” porque o que ele executou em 15 minutos, eu provavelmente nem sequer executaria. Com o pneu furado clinicamente pelo pionés, dificilmente chegaria onde tinha as rodas e ferramentas guardadas… ainda que conseguisse, a operação de troca propriamente dita também não seria fácil…pelo menos em 15 minutos não o faria certamente!
.Agora, com uma roda dianteira e uma traseira em permanência no carro, que em princípio me acompanha onde for, e outra dupla igual em casa, já posso ter furos que, certamente, não ficarei inoperante por muito tempo.



fig2. factura de compra de vibro-estimulador Ferticare Personel


.Completamente secundarizada e menosprezada pela seguradora, a sexualidade e fertilidade do Lesionado Medular é vista geralmente nestes casos de acidente de trabalho, como não estando directamente ligada, e por isso não influenciando a capacidade de ganho laboral, ou seja, não melhorando a capacidade do trabalhador! Tal como é, mais ou menos, coniventemente permitido pela lei…
.Do ponto de vista do processo de Direito Cível, já o enquadramento da sexualidade e fertilidade é contemplada desde logo, nos danos morais. A jurisprudência, no entanto, está à vista…
.E o meu processo Crime/Cível, para quem não saiba, está na mesma. Três anos depois e o julgamento de primeira Instância ainda não começou!
.Com este vibro-estimulador passei a conseguir ejacular. Algo que não acontecia há três anos!
.Trata-se de um dispositivo vibratório cuidadosamente desenhado para o fácil manuseamento de pessoas com vários tipos de dificuldades e deficiências. De desenvolvimento original dinamarquês, a sua principal particularidade e diferença para os das “sex-shops” de custo inferior, é a amplitude e a frequência a que funciona. Permitindo o impensável e pondo os Lesionados Medulares, principalmente tetraplégicos e paraplégicos superiores, a ejacular de forma simples e segura, no conforto do lar, revolucionou o campo da fertilidade, sexualidade e funcionamento urológico em geral, abrindo um vasto campo de possibilidades aos milhões que assim se encontram ou ficam.
.Obrigado a todos que contribuíram monetariamente nas iniciativas levadas a cabo em 2007/2008. O dinheiro tem sido bem empregue.
.Após as últimas subtracções, encontram-se, na conta BPI aberta pela Associação Albufeira Activa para o efeito, 13.115,83€ à minha disposição.

A todos, Um Melhor 2011!


“Quanta mentira, quanta loucura
Se encerram em grande envergadura
De moral desprovida
Ao longo da vida corrida
Neste país chamado Portugal
Com hipocrisia e sem moral
Onde chegaremos nós
Se insistirmos em não ouvir a voz
Dessa tão nobre e justa palavra
Que em muitas mentes lavra
E que somente se chama verdade!".......pedro andrade

1 comentário:

Nuno M. disse...

Finalmente um update!!
ehehe :)
Escreves e falas de uma maneira que deveria ser mais explorada, e treinada...